DicasTecnologia

O que é preciso para começar uma rádio online

A internet facilitou mesmo a vida de todos.

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, hoje em dia é possível até mesmo colocar uma rádio no ar, online e gastando muito pouco. É o que chamamos de web rádio. Enquanto montar uma rádio física pode custar mais de meio milhão de reais, com poucos equipamentos e uma boa internet é possível começar o serviço online, de qualquer lugar.
Com uma rádio online você pode conversar com seus ouvintes sobre os assuntos que gosta, gerar debates interessantes, informar sobre assuntos importantes ou mesmo compartilhar suas playlists favoritas, tudo vai depender dos seus objetivos com o serviço.
O serviço ganhou mais visibilidade durante a pandemia, já que houve um aumento de 52% no consumo total das rádios nas plataformas digitais.
Quer começar a sua?
Confira tudo que você precisa para entrar no ar agora mesmo:

Computador

Você pode montar uma rádio online usando um notebook ou um desktop. Seu computador só precisa estar funcionando bem. Não é necessário adquirir a máquina mais potente do mercado, mesmo em equipamentos com configuração simples é possível começar sua web rádio. Os programas necessários não exigem muito do PC. Mas claro, se você pode investir em um computador melhor, isso faz diferença durante o uso dos programas, já que é bastante comum usar vários softwares e guias da internet ao mesmo tempo. É simples, utilize uma máquina que não trave no seu dia a dia, ela será suficiente para montar sua rádio.

Internet

Tão importante quanto o computador é a internet, afinal, estamos falando de uma rádio online. Embora 1 MB seja suficiente para colocar o programa no ar, a lógica é a mesma do equipamento, quanto mais potente melhor. Para uma transmissão mais segura da sua web rádio, com uma boa conexão e sem risco de falhas, considere investir em um pacote acima de 10 MB. O preço dos pacotes de internet caiu muito nos últimos anos, hoje em dia é comum ver as pessoas utilizando velocidades maiores de 50 MB, mesmo em suas residências.

Microfone

Tem algo mais icônico para uma rádio do que o microfone? Esse é um equipamento indispensável para transmissão da sua rádio. Um bom equipamento vai garantir uma comunicação sem falhas. Não é necessário comprar o melhor modelo do mercado, especialmente para começar, mas é importante que o equipamento não capte ruídos e deixe a transmissão clara. Em seus artigos sobre tecnologia no Guia55, o redator especializado em equipamentos eletrônicos, Giovani Stack, explica que os dinâmicos são uma boa escolha para a web rádio. Esse modelo é menos sensível na captação de sons e minimiza ruídos indesejáveis.

Plataforma de streaming

Tudo mencionado anteriormente faz parte da estrutura. Porém, para colocar seu programa no ar é preciso contar com uma plataforma de streaming. Existem diversos sites que fazem esse serviço de forma gratuita. Para começar sua web rádio, você pode testar como funcionam antes de investir em serviços pagos. Spreaker.com, Radionomy.com, Dyb.fm e Grooveshark.com são opções que suportam transmissão ao vivo ou gravada. Alguns desses broadcasts são mais intuitivos ou complexos, faça testes antes de escolher aquele que mais atende suas necessidades.
Além disso, vale a pena estudar para se tornar um bom locutor de rádio e cativar seus ouvintes. Se você é novato no assunto, uma dica interessante pode ser conversar com profissionais do rádio e pegar alguns conselhos para começar com orientação de um profissional do ramo.
Fonte: teletronix.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *