Sejamos sinceros. O que está acontecendo é tudo ainda muito novo, e por vezes inacreditável. Embora tenhamos ciência de que pandemias já paralisaram a civilização em tempos remotos, não conseguíamos, há até algumas semanas, conceber que o mundo globalizado poderia ser vítima, tão rapidamente e com consequências tão severas, de uma doença desconhecida como o Coronavírus.
Hoje precisamos repensar nossas rotinas. Desde as tarefas mais básicas e pessoais, até as que envolvem toda nossa rede social.
O papel das igrejas em tempos de Coronavírus
As igrejas e centros religiosos são extremamente impactadas por todas estas mudanças bruscas.
Por terem um papel central nas comunidades, acolhendo, instruindo e educando seus participantes, as igrejas devem assumir a responsabilidade de conscientizar os fiéis nestes tempos de crise.
Ao mesmo tempo, não podem deixar o seu papel principal de lado. Evangelizar, tocar o coração dos fiéis e espalhar a palavra.
Mas como fazer isto, se a instrução cada vez mais ressaltada é a de isolamento até que o COVID-19 enfraqueça?
Como manter os fiéis engajados, se a recomendação, e em alguns casos imposição, é a de se ficar em casa até que a pior parte da pandemia por Coronavírus cesse?
Pode parecer difícil, mas graças a tecnologia e inovação as igrejas podem continuar com suas atividades e ainda assim seguir com as recomendações de isolamento.
Os fiéis podem continuar tendo acesso a suas igrejas, recebendo a palavra no mesmo ritmo (Ou ainda maior) de forma totalmente digital.
As igrejas em formato de web rádio
Além do site, que é o foco central da presença digital das igrejas na internet, a melhor forma de atingir os fiéis em tempos de isolamento social é através de uma web rádio.
A web rádio permite ao fiel acompanhar de forma remota os cultos, pregações, missas, e qualquer outro conteúdo criado por sua igreja, da forma que escolher.
É possível manter uma programação 24 horas no ar, atendendo as mais diferentes necessidades dos fiéis, que precisam remanejar toda sua rotina e nem sempre estarão disponíveis nos mesmos horários de sempre.
Esta programação pode ser intercalada, com conteúdos gravados em alguns momentos, e ao vivo em outros. Pode ter a interação da comunidade, através de conversa em tempo real através de chat, envio de recados via texto ou mesmo via áudio.
Veja abaixo em detalhes como uma web rádio pode ser o foco da sua igreja para manter os seus fiéis ativos e participativos:
Transmissão ao vivo e automática
A transmissão pode ser feita de duas maneiras distintas, que se completam. A mais conhecida é a transmissão ao vivo. Nesta modalidade, a sua igreja poderá transmitir conteúdo em tempo real através de um computador conectado à internet. Esta modalidade é ótima para transmissões em horários fixos. Você poderá criar uma grade de programação, e avisar aos seus ouvintes sobre o culto, que acontecerá num determinado horário do dia. Além disto, poderá separar um outro intervalo para ler as mensagens dos seus fiéis, que poderão ser depositadas no seu site ou aplicativo via texto ou áudio.
Mas há também o método de transmissão automática, via Auto Dj. E é aí que a web rádio se destaca como uma ferramenta extremamente útil para as igrejas nesses tempos de Coronavírus.
O Auto Dj é uma ferramenta de transmissão automática, que fica 24 horas por dia no ar sem depender de um computador conectado à internet.
Tudo o que você precisa é que o conteúdo que deseja transmitir esteja salvo em arquivos de áudio no formato MP3. Tendo isto, basta enviar todo este conteúdo para o seu painel na internet, criar a programação apenas uma vez e pronto. A web rádio da sua igreja estará no ar 24 horas por dia, sem precisar de controle humano a cada instante.
O Auto Dj é especialmente útil em vários casos, entre eles:
Transmissão de conteúdo gravado: Fez um programa ao vivo, gravou o conteúdo no seu computador e quer reprisá-lo? Basta enviar para o Auto Dj e escolher o horário de reprodução. Especialmente útil para a retransmissão de cultos e leituras.
Transmissão de músicas em sequência: Durante os horários em que não houver uma transmissão ao vivo, você pode manter o Auto Dj reproduzindo uma lista de canções, hinos, louvores e adorações em sequência. É mais uma forma de manter sua comunidade ativa. Incentive o pedido de louvores e orações através do site, aplicativo e redes sociais.
Uso de campanhas de áudio e programetes: Muitos dos planos de web rádio fornecem programetes e campanhas, que são conteúdos curtos de áudio com foco em temas específicos. Nos casos dos programetes, a atualização é diária. Dentre os temas, estão programetes com passagens bíblicas, palavras de fé, orações, histórias da Bíblia entre outros. Já as campanhas são focadas em temas pontuais, como a conscientização social e educação.
Mantendo o contato com os fiéis
Atrelado a web rádio estão, muitas vezes, um site e um aplicativo para smartphones. Sozinhos estes dois recursos possuem ação muito limitada, mas em conjunto com uma web rádio podem transformar a rotina da sua igreja.
É possível estimular os fiéis a manterem o contato constante através do site e aplicativo, com ferramentas própria para isso. Dentre os recursos disponíveis, estão o sistema de chat em tempo real, recados via texto, recados por áudio, pedidos de música, entre outros.
Conclusão
A situação é realmente séria. Não podemos menosprezar o potencial de dano do COVID-19. Podemos, sim, nos espelhar em locais onde o Coronavírus chegou antes e tentar entender quais foram as medidas que deram certo. Além da higiene pessoal, a medida mais efetiva é o isolamento pessoal. Manter-se em casa e evitar o contato com outras pessoas até que o perigo passe.
As igrejas possuem papel de destaque em toda esta situação, e a web rádio é uma das principais ferramentas aliadas. Além disso, ter a comunidade unida em tempos de crise, mesmo que não seja presencialmente, é mais uma forma de aliviar as tensões e manter vivo o espírito de sociedade e comunhão.
O que poderia ser uma receita para o desastre há alguns anos atrás, pode ser hoje levado como rotina graças a inovação tecnológica proporcionada pelas web rádios.
Por isto, não perca tempo. Comece a sua web rádio agora, sendo um exemplo para sua comunidade.
Fonte: brlogic