Header AD

Quais equipamentos são indispensáveis para melhorar a qualidade do som de uma rádio pequena?


A internet é responsável pela democratização da informação e permite às pessoas criarem conteúdo por conta própria de diversas formas. Antes restrito a quem podia pagar por equipamentos caros e ter sua própria frequência, o rádio passou a ser uma possibilidade muito mais explorada.

Por mais que exista uma clara transformação de um passado e presente com o rádio sintonizado em AM e FM para um futuro completamente digital, a comunicação via áudio nunca foi tão democrática. Existe um grande número de aplicativos que permitem às pessoas criar e distribuir seus próprios programas e até manter uma programação diária.

Se você deseja criar uma rádio de pequeno porte, não importa se para navegar nas ondas AM e FM ou se para ser distribuída pela internet, precisa investir em qualidade. Não apenas a inovação e o conteúdo são importantes, como também o áudio.

Já tem os equipamentos básicos para começar a sua rádio de pequeno porte? Então confira agora o que pode te ajudar a fazer com que ela tenha um áudio de alto nível:

Microfone dinâmico

Um passo fundamental para ter uma rádio com áudio de alto nível é investir em microfones ideais. Para a finalidade de gravações ou transmissões em estúdio, os do tipo dinâmico costumam ser os mais recomendados.

Microfones dinâmicos não são tão sensíveis como outros tipos e por isso diminuem a microfonia e têm mais resistência a ambientes barulhentos. São ideais principalmente se você ainda não possui um estúdio com isolamento acústico.

Fone de ouvido

Você já percebeu que sempre que radialistas trabalhando são filmados, eles estão com fone de ouvido? Tal equipamento é necessário para que haja um completo isolamento sonoro do profissional, impedindo que o som ambiente ou que demais pessoas atrapalhem a sua concentração ou audição.

Quanto maior a qualidade que você desejar no áudio de sua rádio, mais deve investir em um fone completo, capaz de isolar áudios externos e de te dar total imersão no que está sendo distribuído pela emissora.

Mesa de som

A mesa de som é o equipamento responsável por mixar variados canais. Portanto, se você grava com mais de uma pessoa ou tem variadas fontes de entrada de áudio, contar com uma pode dar um aspecto muito mais profissional à sua rádio.

Para uma rádio de pequeno porte, provavelmente uma mesa de som de 4 canais já é suficiente, uma vez que com ela é possível mixar áudio de dois ou três microfones e juntar com mais uma fonte como, por exemplo, um computador que toque algumas músicas.

Cabos

Ter cabos de boa procedência, duráveis e resistentes é crucial para ter uma transmissão de som adequada entre um aparelho e outro.

Os cabos de áudio mais comuns são o P10, o XLR e o RCA. É preciso entender quais são os usados pelos seus microfones e pela sua mesa de som para comprá-los, mas mais ainda é necessário optar por modelos de alta qualidade. Chiados e interferências podem ser problemas comuns caso você não siga essa dica!
Fonte: teletronix.com.br

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads1

ads2