Header AD

PIX, TED, DOC, Boleto e Cartão: Entenda a diferença

Diferença entre Boleto, Fatura e Duplicata:


Boleto é um documento emitido por empresa para pagamento em agências bancárias. O pagamento é facilitado por um código de barras.

Fatura é um documento comercial de cobrança que representa uma conta (aquisição de algo ou serviço recebido). Pode também ser utilizada como controle, com informações sobre os serviços ou itens adquiridos. A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento.

Duplicata é um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais. Por exemplo, um credor divide uma dívida em várias duplicatas e conforme o devedor vai pagando, essas duplicatas são devolvidas ao pagador, até sua quitação total.



Pix, TED, DOC… tem diferença?

De maneira bem simples, o Pix é uma forma de pagar e receber dinheiro que tem como principal objetivo facilitar a sua vida nas situações de compras e transferências, complementando o que atualmente é feito por meio de DOC, TED, boleto e cartões. Ela permitirá que transações sejam realizadas e recebidas em poucos segundos, a qualquer horário do dia, inclusive nos fins de semana, em qualquer dia do ano, entre instituições diferentes, de forma segura, mais barata, e, o melhor de tudo, com o dinheiro disponível imediatamente.

O PIX você realiza as operações em poucos segundos e pode fazer tudo isso em qualquer dia da semana e qualquer horário, inclusive nos finais de semana e feriados.


A TED (Transferência Eletrônica Direta) é uma opção de envio de dinheiro para outra instituição, disponível somente em dias úteis e deve ser feita até às 17h para que seja efetivada no mesmo dia. Quando feita após o horário limite, a transação somente é finalizada no próximo dia útil e alguns bancos podem cobrar para a realização dessa transação.


O DOC (Documento de Ordem de Crédito) funciona de forma muito similar, porém, possui um limite de transferência de R$ 4.999,99 por dia, sua efetivação não necessariamente ocorre no mesmo dia e o horário limite para realização e compensação da transação é às 22h. Similar a TED, também pode ser cobrada pelo banco quando da sua realização.


Tanto na TED quanto no DOC, você precisa ter todos os dados da pessoa que receberá o dinheiro, como nome ou razão social, CPF ou CNPJ, banco, agência, conta etc. E uma vez finalizada a transação, nem sempre as partes recebem uma notificação de que tudo correu bem. Com o Pix você não precisará digitar todas estas informações e poderá simplesmente digitar o CPF/CNPJ, email ou telefone e receberá a confirmação em tempo real!

 




O Pix pode ser utilizado para:


*Transferências entre pessoas;
*pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico;
*pagamento de prestadores de serviços;
*pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo;
*recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de *passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre *outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro);
*pagamento de cobranças;
*pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água; e
*recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social.

 

Pix, TEC, DOC, boleto e cartão… quando usar cada um deles?


Para quem recebe com boletos, o Pix permite deixar de esperar o tempo de compensação do boleto (que demora pelo menos um dia e em alguns casos mais tempo) e passa a receber em tempo real. Com isso, o seu negócio tem menor risco de não receber o valor devido ou pode já iniciar a entrega das mercadorias, aumentando a satisfação dos clientes.

O Pix também se torna uma boa opção aos vendedores que atualmente recebem por cartão por ter um custo muito menor e ser uma opção competitiva ao dinheiro: para todos os que cobram um preço em dinheiro diferente do preço em cartão, Pix se torna uma opção competitiva ao dinheiro e, adicionalmente, não precisa de um cartão físico ou virtual para uma compra ou venda.

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads1

ads2