Header AD

O que são podcasts?



É uma ferramenta de transmissão de conteúdos multimídia, embora seja usada quase exclusivamente para arquivos de áudio. Organizado em um feed RSS – estrutura atualizada em tempo real – os Podcasts dividem-se em categorias diversas e cada episódio aborda todos os desdobramentos de um determinado tema, como se fosse um blog em áudio.

Sabemos que a internet muda constantemente nossa essência comportamental, e as formas de produção de conteúdo também mudam estrategicamente de acordo com as tendências. Podemos observar uma brusca diminuição do uso de textos nos conteúdos publicados na internet, talvez isso explique a ascensão repentina e recente do Podcast.

A ferramenta é uma das formas mais dinâmicas de consumir conteúdo, porque oferece muitas possibilidades para o ouvinte: escolher se prefere baixar ou ouvir online, gerenciar os recebimentos de atualização de acordo com seus interesses, o momento mais oportuno para ouvir, o tema mais sugestivo para o seu momento e até se ouvirá no rádio, celular, tablet, etc.

Enfim, o Podcast é uma excelente opção para quem quiser aprender mais sobre um determinado assunto, receber dicas para o dia a dia, debater questões da atualidade ou simplesmente se divertir com um episódio de humor. O mais interessante é que essa ferramenta não atrapalha a produtividade do ouvinte, já que ele pode fazer várias coisas ao mesmo tempo em que da play em mais um episódio.





Curiosidade

PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod (tocador de mp3 da Apple) com Broadcast (transmissão via internet). Traduzindo tudo isso: Podcast são programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet

O termo Podcast foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004 num artigo de autoria do jornalista Ben Hammersley, no jornal britânico The Guardian.


Fonte: Ana Paula Nascimento Rocha, Marco Túlio Barboza, Vinícius Vilela (4o Período de Produção Publicitária do Instituto Federal do Sul de Minas)

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads1

ads2