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Como criar anúncios na sua web rádio?


Existem vários modos de rentabilizar sua web rádio, mas a que vamos abordar neste post é a veiculação de publicidade em sua rádio e/ou blog. Continue a leitura e confira!

Alguns pontos que merecem destaque:

  • Os usuários que ouvem webradios são duas vezes mais suscetíveis a clicar em um anúncio on-line, quando comparado a um usuário normal de internet;
  • A utilização de webradios em uma campanha publicitária pode aumentar o recall em até 2,3%;
  • O recall de anúncios de rádio convencional (FM e AM) tem um aumento significativo na taxa de resposta (3,5%), quando combinado com o uso da webradio;
  • Os consumidores estão mais propensos a interagir em um anúncio de rádio convencional se for um ouvinte de webradios;
  • Em muitos casos, os anúncios de webradios, quando combinados com a transmissão convencional, faz com que a campanha seja lembrada duas vezes mais.

Veja se vale a pena investir em anúncios


Está na dúvida se vale a pena investir em propagandas para sua rádio? Saiba que os investimentos com essa estratégia são bem baixos, ou até mesmo nulos, se comparados ao valor que pode ser ganho.

Além disso, você poderá monitorar o andamento dos anúncios em tempo real, o que permite um maior controle e a identificação do que está dando certo (ou não).


Procure por parcerias


Existem duas formas principais de se disponibilizar anúncios. A primeira delas é por meio de blocos de propagandas que aparecem em seu site ou aplicativo, pelos quais você ganhará uma pequena quantia caso o usuário clique ou compre determinado produto.

A segunda se dá por propagandas veiculadas durante a programação da web rádio, seja em intervalos ou durante algum programa.


Consiga parcerias para a sua rádio


Um dos caminhos mais simples é o uso o Google Adsense, uma ferramenta que disponibiliza blocos de propagandas em seu site. No site do Adsense, você pode ver quanto está faturando e o valor de cada clique em suas propagandas.

A inscrição em sites de afiliados é uma alternativa parecida. Neles, várias empresas ou pessoas comuns disponibilizam banners de seus produtos ou serviços para serem veiculados e, em troca, você receberá uma porcentagem de cada venda realizada pelo anúncio.

Uma terceira forma de conseguir parceiros é entrando em contato com empresas. Faça a abordagem de forma profissional e não se esqueça de preparar uma espécie de “currículo” da sua rádio webrádio

Mostre informações como:
  • sua história e a de seu projeto;
  • dados de visualizações e de seguidores nas redes sociais;
  • uma breve descrição sobre os assuntos que a sua web rádio aborda.

É preciso mostrar para a empresa que formar uma parceria com você será um negócio benéfico para ambos os lados. Nenhuma companhia gostaria de ser vinculada a uma rádio desconhecida por ela, que não traga resultados como cliques e vendas, não é mesmo?



Escolha o anúncio certo


Depois de entender os caminhos possíveis para se fazer uma parceria, você precisará decidir quais tipos de propaganda serão veiculados e sobre o que elas tratam. Esse aspecto influencia bastante nos ganhos de sua web rádio.

Para as propagandas vinculadas pelo próprio Adsense, você não se preocupará com o conteúdo. Isso porque o algoritmo do site só veiculará anúncios de produtos que tiverem a ver com o tema de sua rádio web.

Porém, fora da plataforma, você precisará vencer a tentação de aceitar qualquer tipo de parceria. Não pense apenas em seus ganhos, mas sim nas necessidades de seu público.

Antes de fechar uma parceria, coloque-se no lugar de sua persona e faça perguntas como: “será que esse produto ou serviço é útil para mim?”, ou “esse item tem qualidade e seu vendedor é confiável?”.

A depender das respostas a esses questionamentos, você poderá (ou não) continuar a negociar a veiculação de publicidade daquele patrocinador em sua rádio.

Veicular um produto que não interessa à sua audiência ou de uma loja de caráter duvidoso, além de fazer com que você não consiga rentabilizar sua rádio web, leva ao risco de se perder ouvintes e a boa reputação de seu projeto.

Portanto, tome cuidado com a quantidade de anúncios veiculados em sua rádio. Disponibilizar muitos blocos de propaganda pode poluir o ambiente e causar demoras no carregamento das páginas e do player, além de estragar a experiência do ouvinte.


Calcule o preço do anúncio


Você finalmente encontrou uma empresa com os mesmos interesses de seu público, bastante confiável, e ela se interessou por seu conteúdo. Mas como saber quanto se deve cobrar pelas propagandas?

Para encontrar esse valor, é necessário colocar na balança algumas características sobre o seu blog. Quantos mais parecidos forem os nichos e o público-alvo de sua rádio e da empresa, mais altos poderão ser os valores, pois a chances de conversão em vendas serão maiores.

Para uma companhia, não é interessante fazer parcerias com uma web rádio que tenha 5 mil visualizações por dia, mas cujo público não interaja com o conteúdo. Por isso, procure sempre manter a proximidade com seus ouvintes e os estimule a comentar, curtir e compartilhar suas mídias sociais.

Você também pode perguntar a outros radialistas mais experientes quanto eles costumam cobrar por seus anúncios ou quanto cobravam no começo de suas rádios web. Assim, é possível ter uma base e até conhecer melhor sobre sua rádio.

O lugar no qual a propaganda será exposta também altera o valor, assim como o tamanho. Lugares com maior visibilidade e propagandas maiores devem ter preços um pouco mais altos do que os demais. O mesmo vale para propagandas que serão transmitidas durante a programação da rádio.

Sabendo quais as melhores formas de vender os anúncios da web rádio para empresas de seu nicho, você conseguirá dedicar mais tempo e dinheiro ao negócio, além de levar mais conteúdo de qualidade a seus ouvintes.

PEÇAS PUBLICITÁRIAS PARA RÁDIO


As peças publicitárias para rádio são produzidas a partir de um formato padrão de 30 segundos, porém, admitem-se reduções para 15 e ampliações para 45 segundos. Dependendo das características assumidas pela mensagem, esta pode classificar-se de diferentes maneiras:

a) Spot – Termo derivado de “spot advertising”, surgiu nos Estados Unidos em 1930 e caracteriza-se como uma mensagem informativa locutada, acompanhada ou não por música, original ou adaptada, e por efeitos sonoros quando necessários. Trata-se de uma peça muito útil para divulgação de informações diretas e objetivas de um produto ou serviço, contando com o grande poder de veracidade e credibilidade do locutor.

b) Sketch – Termo apropriado da linguagem teatral, caracteriza-se por mostrar uma ação. Assim, a mensagem é dialogada ou dramatizada à moda do teatro; à informação sobre o produto acrescenta-se sua utilidade e benefícios, de maneira que os ouvintes têm a sensação de experimentar, como se estivesse atuando com os personagens do sketch.

c) Vinheta – Pequena peça, de 2 a 4 segundos, produzida com intenção de sinalizar de maneira forte e chamativa o nome do anunciante. Pode ser usada na assinatura de outras peças ou com uma pequena locução em aberturas, passagens e encerramentos de programas patrocinados pelo anunciante.

d) Texto Foguete – Peça de no máximo 10 segundos criada para ser veiculada no rádio através da locução do próprio apresentador do programa em que se insere. Sua grande força está relacionada à popularidade do locutor, que tende a associar as características do seu programa à mensagem publicitária dita naquele mesmo contexto.

e) Jingle – Peça musical cuja função principal facilitar e estimular a retenção da mensagem pelo ouvinte. Assim dá-se preferência à estrutura melódica simples, com harmonia em tons maiores, que imprimem otimismo e alegria à mensagem: aquela música que uma vez ouvida passa a ser repetida pelo ouvinte.

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